Portal das Cachoeiras- Outros Destinos -Cemitério Bizantino

Outros Destinos - Cemitério Bizantino

História

Aos pés de um grande paredão de pedra no quilômetro 15 da rodovia BA-142 está situado um dos cemitérios mais curiosos do país. Localizado na região central da Bahia, em Mucugê, cidade com pouco mais 10 mil habitantes, o Cemitério Santa Isabel (mais conhecido como Cemitério Bizantino) foi construído por volta de 1855, após uma epidemia de cólera que atingiu a região, de acordo com as fontes oficiais da prefeitura. Os jazigos fazem referências a templos católicos. Durante o período imperial, a região foi um grande centro de extração de diamantes e a riqueza era tanta que barões do minério deixaram registros para as futuras gerações. Alguns deles chegaram, inclusive, a trazer arquitetos do exterior para que pudessem criar os mausoléus. Há inúmeras explicações da denominação de bizantino para o cemitério de Mucugê, mas alguns relatos fazem referência à semelhança com as cúpulas brancas do Mar Egeu, feitas durante o Império Bizantino durante os séculos 10 e 11.

Descrição

Confesso que antes de partirmos para nossa viagem pela Chapada Diamantina, havíamos lido sobre os principais pontos turísticos e que (apaixonados por cachoeiras como somos) o Cemitério Bizantino não havia nos chamado tanta a atenção assim. Talvez até por esta expectativa mais baixa, a beleza do local tenha nos impressionado tanto. Com uma arquitetura belíssima e localizado ao pé da montanha, o Cemitério Santa Isabel merece a visita tanto durante o dia (quando o local está aberto para visitação), quanto a noite, sendo visto da entrada com sua bela iluminação.

Como Chegar

O Cemitério Santa Isabel está localizado aos pés de um grande paredão de pedra no quilômetro 15 da rodovia BA-142, na cidade de Mucugê, Bahia.

Demais Informações

- Acesso gratuito.
- Parte do texto retirado da reportagem: http://www.gazetadopovo.com.br/haus/estilo-cultura/epidemia-na-bahia-fez-cemiterio-ser-erguido-na-montanha/

Comentários