Os cânions são canais, rodeados por paredões, que foram alagados, artificialmente, com águas verde-esmeralda do Rio Grande. São mais mil quilômetros quadrados e não é atoa que é conhecido com o Mar de Minas.
Os cânions são canais, rodeados por paredões, que foram alagados, artificialmente, com águas verde-esmeralda do Rio Grande. São mais mil quilômetros quadrados e não é atoa que é conhecido com o Mar de Minas.
O mirante do cânion está sempre lotado de turistas, é aconselhável conhecer em dias da semana e em horários menos concorridos como bem de manhãzinha ou bem de tarde, quando o volume de pessoas é menor. Já do mirante podemos ter uma boa ideia do quão enorme são os cânions e o lago, nos sentimos como grãos de área diante de tanta imensidão. É um lugar fantástico e a famosa pedra do mirante é concorridíssima, às vezes forma até fila para tirar foto no local!
Apesar da movimentação, o local é ponto de parada obrigatória a todos os visitantes que passam por lá!
Já para conhecer a parte de baixo dos cânions, apenas com passeios de barco, o que são super requisitados pelos turistas e por isso, normalmente está sempre lotado de gente e lanchas atracadas nos pontos de parada. Para quem não gosta de agito, é aconselhável fazer os passeios em dias de semana, quando o fluxo de turistas é menor.
Nos passeios de lancha pelas águas do lago você irá passar por enormes paredões de mais de vinte metros de altura, e que quando se aproxima, vemos as fendas onde desaguam lindas cachoeiras, um cenário mais lindo que o outro.
Além de conhecer as cachoeiras, paramos em alguns bares flutuantes que são bem legais! Passamos também por uma região alagada com vários troncos de árvores secas que ainda estão lá, o Vale dos Tucanos, que tem este nome, pois antes da movimentação de turistas, era fácil encontrar estas aves por lá. É um passeio muito legal e diferente, vale a pena!
O mirante dos cânions fica na MG-050 entre o km 312 e 313. Fica do lado oposto a Cachoeira Diquadinha, uma trilha curta leva até o mirante.
Para visitar os cânions pela parte baixa, apenas com embarcações, que podem ser alugadas na região do Turvo.
- O acesso ao mirante pode ser feito com carro de passeio.
- Estacionamento na beira da BR.
- A parte baixa do cânion é necessário alugar algum tipo de embarcação para poder realizar este passeio.
- Para saber mais sobre esta cachoeira, confira a websérie que gravamos durante esta viagem clicando aqui.
Comentários