Portal das Cachoeiras- Outros Destinos -Pedra Do Cachorro (Vale Do Catimbau)

Outros Destinos - Pedra Do Cachorro (Vale Do Catimbau)

História

O Parque Nacional Vale do Catimbau é um lugar belíssimo, contando com uma grande riqueza de história, obras arquitetônicas, aventuras e belas paisagens. É formado por obras de artes em meio a rochas, serras, cavernas, vales e pinturas rupestres.

Sua extensão é o equivalente a 62.300 hectares estendendo-se em entre os seguintes municípios de Pernambuco: Buíque (principal acesso ao parque), Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga. Tornando-se o 2° maior parque arqueológico do Brasil e uma uma das últimas áreas preservadas da caatinga existente no Brasil.

O sítio arqueológico conhecido como Pedra do Cachorro foi descoberto em 2010, quando alguns ossos humanos começaram a aflorar em superfície e foram coletados assistematicamente por habitantes da localidade, que acionaram o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (IPHAN-PE).

Descrição

Uma curiosa pedra em formato de um cachorro, que é um dos principais cartões postais do belíssimo Vale do Catimbau, abriga em sua base um cemitério indígena.

Como Chegar

O Vale do Catimbau fica localizado entre o Agreste e Sertão Pernambucano, sendo o principal acesso pelo município de Buíque, em Pernambuco. Localizado a 300 km de Recife, deve-se pegar a BR-232 (sentido interior) até a cidade de Arcoverde, onde você encontrará placas indicando o acesso a cidade de Buíque e posteriormente ao Vale do Catimbau.

Demais Informações

- Recomendado o acompanhamento de guia turístico local.
- Trilha curta (poucos metros) e com entrada gratuita.
- Parte do texto retirado do site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222017000100135
- Confira o vídeo que gravamos durante a visita ao local: https://youtu.be/YY4x3OAP-oQ

Comentários