Portal das Cachoeiras- Outros Destinos -Pedreira Cal Bateias

Outros Destinos - Pedreira Cal Bateias

História

Campo Magro possui lugares incrivelmente belos para aproveitar o final de semana em meio à natureza. Uma delas é a Pedreira Cal Bateias ou Lagoa Feia como também é conhecida, que se originou por causa da explosão de dinamites para a retirada das pedras, o solo foi perfurado e chegou até o lençol freático, que inundou uma cratera, transformando-a em um lago.

Descrição

A Pedreira Cal Bateias ou Lagoa Feia é um lugar incrivelmente belo. Uma lagoa de águas esverdeadas, cercada de paredões rochosos enormes. Segundo a lenda local, no lugar onde hoje é a lagoa existia uma igreja e todos os que moravam nas suas proximidades reuniam-se quinzenalmente para os cultos religiosos. Numa Sexta-feira Santa os moradores locais resolveram fazer um baile no local, provocando assim à ira de Deus que então a afundou com todos os participantes do “baile profano”, matando a todos. Não ficou vestígio algum da existência da igreja e os corpos das pessoas nunca foram encontrados. No local formou-se a Lagoa Feia. Deixando de lado as lendas locais a lagoa é um ótimo local para banho e os mais radicais sobem nas beiradas mais baixas das pedras e saltam lá de cima para dentro da lagoa. Pela trilha ao lado, pode-se subir até quase o topo da pedreira e a vista lá de cima é simplesmente indescritível!
Do outro lado do paredão de rochas calcárias, forma-se outra lagoa. As águas não são tão belas quando a da Cal Bateias, mas ainda assim é um lugar muito bonito. Subindo as pedras pela esquerda, pode-se chegar a uma pequena gruta e então observar toda a incrível paisagem. 

Como Chegar

Saindo de Curitiba, siga pela Avenida Manoel Ribas (que em certa altura se torna a Estrada do Cerne). Quando chegar a Campo Magro, passa a Prefeitura e depois do único posto de gasolina, vira a primeira rua à direita. Logo se transforma em estrada de terra. Continue em frente e você chegará à pedreira Cal Bateias.

Demais Informações

- Risco de atolamento em dias de chuva.

Comentários