Portal das Cachoeiras- Outros Destinos -Pinturas Rupestres Da Lapinha Da Serra

Outros Destinos - Pinturas Rupestres Da Lapinha Da Serra

História

As Pinturas Rupestres da Lapinha tem aproximadamente 7 mil anos. Elas revelam os primeiros artistas de toda a humanidade. Estes povos viviam em grupos, não sabiam plantar os alimentos e nem criar os animais. Para garantir esta casa e a sua sobrevivência eles vinham até estes paredões para realizar uma espécie de ritual de mágica. Assim eles desenhavam nestas paredes utilizando óleo de sementes e frutos misturados aos pigmentos naturais das rochas e até mesmo o sangue dos animais. Os principais desenhos são os da caça principal, no caso o veadinho do cerrado era o mais importante. Desenhavam também cenas de mulheres grávidas ou em parto, eles acreditavam que desenhando nas paredes as caças e a fertilidade da mulher, a nossa espécie humana estava garantida. Encontramos também representações de seres diferentes de seres humanos, são chamados de contatos (parece ser uma representação de Deus).

Descrição

Conhecer as Pinturas Rupestres é um passeio obrigatório para quem visita a Lapinha. Além da beleza e importância histórica das pinturas, o próprio trajeto (que é realizado de canoa, atravessando uma bela lagoa) é uma atração a parte.

Como Chegar

Saindo de Belo Horizonte, o Acesso é pela MG–10, até o distrito da Serra do Cipó. onde deve-se pegar a estrada de terra que da acesso a Santana do Riacho e seguir por 30km. Após chegar em Santana do Riacho, contornar a Praça central e seguir pela rua da prefeitura até a estrada de terra, seguindo por mais 11km. Ao chegar no distrito de Lapinha da Serra, siga em direção ao Restaurante Moendas. Poucos metros antes do restaurante (que também tem um belo chalé para locação), você encontrará uma placa informando sobre as pinturas rupestres em uma casa de esquina, é onde mora o proprietário do local onde as pinturas estão localizadas e onde deve ser agendada a visita.

Demais Informações

- É cobrada taxa de visitação, que inclui o translado de canoa.
- Visitação depende da situação climática.

Comentários