O parque ainda não tem seu plano de manejo regulamentado e a visitação não é controlada. Os pontos mais visitados são: O Pico dos Pireneus, ponto culminante da região, com 1.385 metros de altitude; formações rochosas próximo ao Morro Cabeludo, usadas para a prática de escalada; os Pocinhos do Sonrisal (Córrego Capitão do Mato); e as trilhas para prática de eco-turismo.
É extremamente aconselhável a presença de um guia de turismo local, apesar de não ser obrigatória, Pois não há placas indicativas e nem trilhas demarcadas para os mais belos recantos deste parque. Há guias especializados em Pirenópolis.
O roteiro que indicamos é indicado para percorrer no período da tarde, aproveitando o calor para curtir duas belas cachoeiras e terminando com a vista do Pôr do Sol do alto do Pico dos Pireneus. É um roteiro indicado para todas as idades e que começa com uma parada no Mirante do Ventilador para apreciar a vista cidade de Pirenópolis e da Serra dos Pireneus.

Em seguida, no caminho para o Parque Estadual dos Pireneus, é hora de se refrescar nas águas das Cachoeiras Garganta do Inferno e Cachoeira do Coqueiro.


Agora é hora de visitar a Vila dos Becos, parada obrigatória para os amantes da escalada.

Vale ressaltar também as belas paisagens que encontramos no Parque Estadual dos Pireneus, com destaque para a vista do Pico dos Pireneus da Vila dos Becos (foto 01), a vista do Pico dos Pireneus da estrada do Parque dos Pireneus (foto 02) e a vista do Morro Cabeludo (foto 03).



E o roteiro termina com a subida no Pico dos Pireneus para apreciar o Pôr do Sol (foto 01), com destaque para as belezas do cerrado que encontramos no caminho (foto 02).


Comentários