Portal das Cachoeiras- Roteiros - Serra Da Canastra

Roteiros - Serra Da Canastra

História

A Serra da Canastra é uma cadeia montanhosa localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais, nas proximidades dos municípios de Delfinópolis, Sacramento e São Roque de Minas. Está a cerca de 310 quilômetros de distância da capital mineira, Belo Horizonte e a cerca de 530 km de São Paulo.

O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, criado em 1972 através do decreto 70.355 de 1972. Por aqui passa o rio São Francisco, sobre o qual e conforme estudos recentes, têm sua nascente real e geográfica localizada no município de Medeiros, Minas Gerais. Na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, encontra-se a aproximadamente 1200 metros de altitude a chamada nascente histórica, a qual por muito tempo se pensou ser a nascente real.

Previsto com uma área inicial de 200 mil hectares o Parque Nacional só se efetivou em uma área de 71.525 ha e isto até hoje é causa de muito conflito na região, devido à intenção do IBAMA de desapropriar o restante da área originalmente prevista. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A Serra da Canastra tem o formato de um baú, daí a origem do nome, pois canastra é um tipo de baú antigo. A cachoeira Casca d'Anta com aproximadamente 186 metros de altura é um dos principais atrativos do Parque, saindo de um corte natural da Serra de aproximadamente 144 metros, ou seja, a altura da Serra chega a 330 metros. O Rio São Francisco nasce 14 quilômetros antes desta sua queda principal.

O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a "borda da Mata Atlântica" e o "início do Cerrado", com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos gaviões e espécies ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o tatu-canastra.

A água é o fator preponderante no parque, cujas nascentes, que chegam a centenas, surgem em função da umidade que a rocha fria absorve do ar, principalmente no período da noite. 

Descrição

Mas as atrações da Serra da Canastra vão muito além dos limites do Parque Nacional, são diversas cachoeiras e outras belezas naturais localizadas em propriedades particulares. Confira abaixo uma relação dos lugares que já visitamos:

           São João Batista da Serra da Canastra
              Cachoeira da Gurita (Jota)
              Cachoeira do Fundão
              Cachoeira Lava-pés

           São José do Barreiro
              Cachoeira Casca D'Anta

           São Roque de Minas
              Cachoeira Capão Forro
              Cachoeira da Mata
              Cachoeira do Cipó
              Cachoeira do Lobo
              Cachoeira do Pilão
              Nascente do Rio São Francisco

Mas as atrações não acabam por aqui, existem lugares lindos que ainda estão em nossa lista das próximas viagens como por exemplo a Cachoeira da Parida, Cachoeira dos Rolinhos, Cachoeira dos Leite, Cachoeira da Lavra, Cachoeira do Vento, etc... Esperamos aumentar nossa lista em breve.

Como Chegar

- A Serra da Canastra está localizada no estado de Minas Gerais, entre as cidades de Sacramento e São Roque de Minas.

Demais Informações

- A maioria das atrações estão localizadas em propriedades particulares, portanto, são cobradas taxas de entrada.

Comentários